Página principal Fale conosco
 
FARMÁCIA HOSPITALAR

O Serviço de Farmácia Hospitalar do HGG funciona 24 horas e é responsável pelo planejamento, organização, execução e controle das atividades ligadas à seleção, aquisição, avaliação, recepção, armazenamento, conservação e distribuição de medicamentos e materiais médico-hospitalares. Dentro de todas as atividades desenvolvidas, não podemos nos esquecer que nosso principal objetivo é o de alcançar eficiência e eficácia na assistência oferecida ao paciente e integração às demais atividades desenvolvidas no ambiente hospitalar. Para isso, utilizamos distribuição por DOSE UNITÁRIA para os comprimidos e soluções orais e INDIVIDUALIZADA para os medicamentos injetáveis. A DOSE UNITÁRIA permite que o paciente receba o medicamento certo, na dose certa e no horário certo evitando a perda e desperdício de medicamentos. São realizadas também montegens de kits para facilitar a dispensação de medicamentos com grande demanda no consumo.

Após avaliação da cópia da prescrição pelo profissional farmacêutico, cada preparação é dispensada por horário com todas as informações sobre o seu destinatário, juntamente com todo material necessário para sua administração. Nesta avaliação da prescrição, também são observados outros aspectos, como: doses imcompatíveis, estabilidade dos medicamentos, interações e incompatibilidades medicamentosas, proprocionando desta forma uma completa interação entre a equipe multidisciplinar (farmácia, enfermagem, equipe médica, nutrição, fisioterapia, etc.)

O Serviço de Farmácia Hospitalar possui também farmacêuticos atuando ativamente em diversas comisões do hospital, tais como: Comissão de Farmácia e Terapêutica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Gerenciamento de Resíduos e Comissão de Suporte Nutricional. Pelo fato do HGG participar como hospital colaborador da Rede Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Serviço de Farmácia executa ainda atividades de farmacovigilância e tecnovigilância, notificando as autoridades competentes quaisquer problemas refrentes a medicamentos, materiais médico-hospitalares ou equipamentos de uso hospitalar.

Dentro da constante busca por melhorias nos serviços prestados, podemos citar o recente lançamento da primeira edição do Formulário Farmacêutico do Hospital Geral de Guarus, após um exelente trabalho realizados pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, trabalho este, que contou com a participação efetiva de toda a equipe do hospital.


ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O Serviço de Farmácia Hospitalar do HGG conta hoje com uma equipe de dez farmacêuticos, e está divido em sua estrutura organizacional da seguinte forma:

Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) - Almoxarifado
Farmácia de Produção de Dose Unitária (FPDU)
Farmácia Satélite Emergência

PLANEJAMENTO PARA 2007
Com o início das atividades do Centro Cirúrgico prevista para 2007, estamos estudando a implementação da Farmácia Satélite do Centro Cirúrgico.
Seguindo o cronograma estabelecido pelo Serviço de Farmácia, estaremos iniciando a dispensação por dose unitária dos injetáveis.

 
     
Rua: José Carlos Pereira Pinto, 400 - Campos dos Goytacazes
CEP: 28080-790 / Telefax: (0xx22) 2726-1100
© 2002-2003 hgg.rj.gov.br - Todos os direitos reservados.